Objeção de vendas: saiba como contornar as mais comuns

Objeção de vendas é o nome dado para algum empecilho que o cliente possa apresentar durante uma proposta de negócio.

Sabe quando liga um profissional de telemarketing vendendo algum produto e/ou serviço e respondemos que não estamos interessados por alguma razão? Bom, isso é uma objeção de venda: um argumento para contornar o vendedor.

Essas objeções são comuns no dia a dia do setor comercial das empresas. Pensando nisso, foram desenvolvidas algumas estratégias (contra-argumentos) para superar essas objeções, de modo que o consumidor reconsidere e adquira o produto e/ou serviço.

Confira no texto como contornar algumas das mais comuns objeções de vendas!

5 principais objeções de vendas e como contorná-las

Você já sabe o que é o conceito de objeção de vendas. Então, agora falaremos sobre as principais dessas objeções e como o marketing digital pode ajudar a controlá-las:

Estar sem tempo

Essa é uma das objeções mais comuns no dia a dia de um vendedor: o primeiro argumento do cliente para barrar a venda costuma ser a falta de tempo para ouvir a proposta.

Mas, o marketing digital pode ajudar a evitar essa objeção!

Para isso, deixe claro em suas campanhas (Google Ads e/ou Meta Ads) que o consumidor tem a opção de escolher a melhor hora para conhecer o seu produto e/ou serviço. Assim, o lead já entende que ele é quem decide o momento certo para entrar em contato!

Pensar a respeito

Neste caso, o cliente ouviu a apresentação inicial da proposta de negócio, mas não se convenceu de que deveria efetuar a compra. 

Apesar de não estar negando o produto, é uma objeção complicada. Pois, conforme o tempo vai passando, menores são as chances de fechar negócio.

Dessa forma, o cliente que possui essa objeção precisa receber o marketing da sua empresa e sua proposta recorrentemente.

Essa estratégia, inclusive, tem um nome: remarketing, o ato de fazer o marketing novamente para uma pessoa.

Obs.: e-mails marketing são uma das melhores opções para o remarketing!

Já ter o produto e/ou serviço

Neste caso, a objeção possui uma barreira ainda maior. Afinal, por que ele compraria algo que já possui? 

Nesse caso, é importante propor algum benefício para este cliente. Ele precisa entender que, ao  adquirir novamente este produto e/ou serviço com sua empresa, terá alguma vantagem.

Desse modo, promoções, cupons de desconto e brindes, por exemplo, são algumas das possibilidades para contornar esta objeção de venda.

Não precisar do que está sendo oferecido

Esta objeção de venda deixa claro que o consumidor não quer o serviço, pois acredita que não precisa dele. Neste caso, fica evidente uma falha de comunicação da empresa com o cliente, pois não se está enfatizando os diferenciais desse negócio, ponto crucial para o cliente tomar decisão da compra.

Sendo assim, a principal estratégia de marketing digital é focar numa boa comunicação, que identifique os diferenciais do produto, que mostre o porquê pode ser extremamente útil para o cliente comprar este produto/serviço.

Não conhecer a empresa

Quem sente confiança em comprar online de uma empresa que não conhece e que não possui autoridade de mercado? Quase ninguém, não é mesmo?

Pois então, essa é uma grande objeção, pois prejudica muito as vendas do seu negócio. 

Portanto, o marketing digital deve dar atenção exclusiva ao fortalecimento da marca e da boa reputação da empresa. Para isso, uma das estratégias mais efetivas é a do Inbound Marketing.

Essa estratégia possui três pilares:

  • O marketing de conteúdo (blogs, ebook, catálogos, white papers, etc): para informar e atrair leads (clientes em potencial); 
  • O SEO (ferramenta de otimização de busca): para te colocar nos primeiros resultados de pesquisa; 
  • As estratégias em redes sociais (posts, ideias de conteúdo, depoimentos, etc): para fortalecer sua marca. 

Quando aplicados em conjunto, esses pilares são muito efetivos, assim como fazemos na Agência Madder. Confira nosso trabalho em nosso site e aproveite para realizar um diagnóstico gratuito de marketing.