Jornada de compra do consumidor: O segredo de vendas que ninguém te contou

A jornada de compra do consumidor é o processo pelo qual o consumidor passa desde o reconhecimento de uma necessidade ou problema até a decisão de compra final de um produto ou serviço.

É um caminho que envolve diferentes fases e que precisa ser compreendido pelas empresas para que possam oferecer aos seus clientes uma experiência satisfatória e eficaz e crucial num projeto de Inbound Marketing.

Aqui na Madder, gostamos de dividir esta jornada em 04 fazes:

  • Aprendizado e Descoberta;
  • Reconhecimento do Problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

O tema apesar de um pouco complexo, vou explicar de maneira suscinta e breve.

jornada de compra

Aprendizado e Descoberta

Nesta fase, a sua persona está aprendendo sobre produtos e serviços e descobrindo as opções disponíveis. Este é o momento ideal para apresentar sua marca e fornecer informações úteis sobre o que você oferece. Aproveite essa oportunidade para se destacar da concorrência e fazer uma boa primeira impressão.

Reconhecimento do Problema

Na segunda fase, o consumidor reconhece o problema que precisa ser resolvido. É importante destacar como sua marca pode ajudá-lo a resolver esse problema de uma forma eficaz e eficiente. Se você pode identificar e resolver um problema que é importante para o consumidor, você está mais perto de fazer uma venda bem-sucedida.

Consideração da solução

Nesta fase, o consumidor está considerando as opções disponíveis para resolver seu problema. É importante fornecer informações claras e úteis sobre os produtos e serviços que você oferece, para ajudá-lo a avaliar as opções. Durante a etapa de avaliação, é importante destacar as vantagens da sua marca em comparação com a concorrência.

Decisão de compra

Por fim, nesta última fase, o consumidor toma a decisão de compra. É importante tornar o processo de compra o mais fácil e conveniente possível, oferecendo opções de pagamento seguras e suporte ao cliente eficaz. Ao fazer isso, você pode aumentar as chances de que o consumidor escolha sua marca e fidelizá-lo como cliente para as vendas futuras.

Conclusão

É importante lembrar que a jornada não termina com a compra, mas continua com a pós-venda e fidelização do cliente. Por isso, é preciso manter uma relação de confiança e transparência com seus clientes, para que eles voltem a escolher sua empresa nas próximas aquisições.

Entretanto, é importante lembrar que precisamos entender as dores da persona em cada fase de sua jornada e com isso produzir conteúdo e ajustar a estratégia para ajudar esse possível cliente a chegar a decisão de compra com a sua ajuda.

Aqui na Madder, mapeamos esta jornada para todas as personas de nossos clientes quando planejamos um projeto de Inbound Marketing. Usamos o RD Station para identificar e se relacionar com o Lead em cada fase de sua jornada.